Bem-Vindos!

Últimas Notícias
recent

Especial: Parabéns Special One


26 de Janeiro, um dia comum para muitos, mas para José Mário dos Santos Mourinho Félix é uma data especial. O treinador português completa 52 anos de idade em 2015 e decidimos fazer uma homenagem ao nosso Special One.

José Mourinho foi primeiramente jogador de futebol, foi meio campo e passou por times portugueses como Rio Ave, Belenenses, Sesimbra e União Futebol Comércio e Indústria. Sua vida pós-jogador começou como preparador físico do Estrela da Amadora e depois no Vitória de Setúbal. Em meados da década de 90 foi chamado para trabalhar com Bobby Robson no Sporting como uma espécie de tradutor para os jogadores. Seguiu Robson até o Porto e depois até o Barcelona. Quando Bobby Robson sai para o PSV, Mourinho decide continuar no clube catalão e dessa vez trabalha junto com Louis Van Gaal como assistente técnico.

Em 2000 surgiu a oportunidade de treinar uma equipe portuguesa, o Benfica, substituindo Jupp Heynckes, porém perdeu o jogo de estreia por 1 a 0. Depois de um tempo foi ganhando a simpatia da torcida, ainda mais quando ganhou do rival Sporting por 3 a 0. Mas então o Benfica teve eleições e o novo presidente o demitiu. Mourinho então, foi trabalhar no União Leiria e lá ficou até 2002, quando assumiu o Porto.

No Porto, Mourinho termina sua primeira temporada em 3° na Liga Zon Sagres e garantiu que na temporada seguinte seria campeão com o time. "Na próxima temporada seremos campeões". Dito e feito. Montando um time competitivo com jogadores como Ricardo Carvalho, Costinha, Deco, Postiga, Paulo Ferreira e Nuno Valente, conquistou o Campeonato Português e a Taça da UEFA (Hoje, UEFA Europa League).

Em 2004, mais uma vez vence a Liga Zon Sagres, perde a final da Taça da Liga e conquista o maior torneio de clubes do planeta: a UEFA Champions League, vencendo o Mônaco na Final por 3 a 0, só perdeu uma vez na competição, para o Real Madrid na fase de grupos e eliminou times como Manchester United, Lyon e Deportivo La Coruña até chegar na final.

Com essas grandes conquistas, logo foi cobiçado por muitos clubes, inclusive o Chelsea, que com a chegada de Roman Abramovich estava em ascensão. Mourinho aceita e se torna um dos treinadores mais bem pagos do mundo. José Mourinho não foi sozinho, levou junto seus adjuntos André Villas-Boas e Baltemar Brito, além de um preparador físico e um preparador de goleiros. Precisando de um time competitivo, Mourinho foi ajudado pela fortuna de Abramovich e foram feitas contratações de grandes jogadores na época, como Drogba, Tiago, Robben, Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira.

Mourinho se auto denominou "Special One" na primeira entrevista coletiva pelos Blues. seu primeiro título no Chelsea foi a Copa da Liga, depois venceu a Premier League, que o Chelsea não conquistava havia 50 anos. Nessa mesma temporada, a 2004-2005, foi eliminado nas semifinais da Champions League pelo Barcelona.

Na temporada 2005-2006 novamente foi campeão da Premier League e em 2007 rescindiu o contrato com o Chelsea em acordo mútuo. Mourinho então, assinou com a Internazionale e novamente levou sua equipe de adjuntos e preparadores. Por lá ganhou 2 campeonatos italianos, uma Copa Itália e mais uma vez venceu a UEFA Champions League.

Em 2010 José Mourinho foi para o Real Madrid para tentar acabar com o monopólio do Barcelona de Guardiola que já durava algumas temporadas na Espanha. Em 2011 venceu a Copa do Rei diante do Barcelona e em 2012 finalmente venceu o Campeonato Espanhol. Na temporada seguinte venceu a Supercopa da Espanha contra o Barcelona. 

Em 2013 deixou o clube merengue e depois de muitas especulações assinou contrato para novamente treinar o Chelsea. O Special One estava de volta aos Blues, onde é muto querido pelos torcedores. Na sua primeira temporada do retorno, ficou em 3° na Premier League e foi eliminado nas semifinais da Champions para o Atlético de Madrid. Na temporada atual segue líder do campeonato e se classificou para as Oitavas de Final da UCL.

Nós Blues desejamos a José Mourinho, esta figura carimbada do futebol mundial um feliz aniversário e que consiga muitos títulos no Chelsea. Parabéns Special One!

Arthur Cavalcanti

Arthur Cavalcanti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Chelsea. Tecnologia do Blogger.