Bem-Vindos!

Últimas Notícias
recent

Chelsea, um amor centenário


Confesso que a eliminação para o Paris Saint-Germain me abateu demais e encontrar palavras de apoio para homenagear o Chelsea de certa forma causou dificuldade, mas o amor sempre vai prevalecer e aqui estamos nós. Autor e leitor, reunidos neste post para falarmos desse amor por um clube que completa 111 anos de existência neste dia 10 de Março.

A HISTÓRIA

Há quem diga que o Chelsea só passou a existir após a chegada de Roman Abramovich, mas sabemos que isso não é verdade e recomendo a essas pessoas que vão pesquisar antes de falar abobrinhas. Tudo começou no no de 1905 com Gus Mears decidindo criar um estádio pra ser lotado em Londres. Desde então, o time passou por várias etapas de construção, assim como vários outros times ingleses, e finalmente levantou um caneco em 1955, o do campeonato inglês na Era Ted Drake, vencendo o Sheffield Wednesday na final.

Dez anos depois o clube conquistou a Copa da Liga na Era Tommy Docherty, revelando uma das maiores lendas do clube, Peter Osgood. Cinco anos depois, mais um título, a FA Cup diante do Leeds United em um jogo épico que terminou 3-2 para os Blues.

Essa FA Cup dava direito o Chelsea de disputar a UEFA Winners Cup, um título continental e os Blues venceram o Real Madrid na decisão. A partir daí o clube entrou em decadência e só voltou  se reerguer nos anos 90, onde com vários craques do futebol mundial como Desailly, Vialli, Gullit, Mark Hughes, Di Matteo, Zola, entre outros. Com eles vieram dois títulos da FA Cup, um da Copa da Liga e um da Supercopa da UEFA.

A crescente do Chelsea nos anos 90 chamou a atenção de Roman Abramovich, que com altos investimentos fez o time voltar a conquistar o campeonato inglês. Na primeira Era José Mourinho, o técnico português conseguiu dois títulos seguidos da Premier League (2004/2005 e 2005/2006).

Em 2008 pela primeira vez o clube chegou a uma decisão da UEFA Champions League, mas perdeu nos pênaltis para o Manchester United. Guus Hiddink venceu a FA Cup em 2009 e Carlo Ancelotti ganhou Premier League e FA Cup em 2010. Em 2012, quem diria, novamente o clube chegou à final da Champions, após uma saga épica e venceu nos pênaltis o Bayern de Munique. No mesmo ano, o Chelsea também venceu a FA Cup.

                       Didier Drogba no pênalti decisivo que deu a UCL pra o Chelsea em 2012.

No ano seguinte, o Chelsea ainda venceu a UEFA Europa League, após ter caído na fase de grupos da Champions. Desde então, José Mourinho retornou ao clube e o Chelsea venceu a Premier League e a Copa da Liga em 2015. Porém na temporada seguinte, o time fez um começo horrível, que culminou na demissão de Mourinho. Guus Hiddink assumiu interinamente para melhorar a colocação do clube na Premier League, o que vem conseguindo aos poucos.

O SENTIMENTO

Muitos dos torcedores brasileiros do Chelsea conheceram o clube entre 2006 a 2012, outros conheceram antes, outros depois, mas a maioria foi nessa faixa e tiveram que aguentar as piadinhas de rivais que diziam que o clube era "pequeno" e que só é o que é graças ao dinheiro russo, mas a verdade é que o torcedor de verdade do Chelsea se encantou pelo clube pelos grandes craques que já passaram ou que ainda estão no clube. Se encantou por algum jogo que assistiu e jamais vai esquecer. Ou se encantou por diversos fatores.

O torcedor que ver futebol, quer emoção e quer ser vencedor e o Chelsea nos proporciona isso. Uma "modinha" não dura quase uma década como é para nós que passamos a ver futebol inglês nessa época. Uma "modinha" seria se passasse depressa, seria se abandonássemos o time nos momentos de frustração como o que aconteceu agora com mais uma eliminação para o PSG.

Quantos de nós não largariam tudo aqui no Brasil para ir a Londres e assistir um jogo do Chelsea ou então só para visitar o Stamford Bridge em um dia comum? Esse sentimento é difícil para a compreensão de muitos, mas só nós amantes do Chelsea entendemos.

Nós amamos o Chelsea e podemos até não estar felizes com o momento atual, mas nunca devemos deixar passar em branco o aniversário do nosso clube, porque não é só nas alegrias que o amor é evidente, é nos momentos difíceis também.

Arthur Cavalcanti

Arthur Cavalcanti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Chelsea. Tecnologia do Blogger.