Bem-Vindos!

Últimas Notícias
recent

Chelsea se impõe bem taticamente e derruba invencibilidade do Manchester City


Quem iria imaginar? Um inconstante Chelsea parar o avassalador Manchester City, até então invicto na Premier League. Poucos torcedores estavam otimistas em relação à partida de hoje e os comandados de Maurizio Sarri deram sangue em campo para não só vencer o time de Pep Guardiola, mas também recuperar a confiança após os recentes esultados ruins.

Sarri resolveu inovar no jogo de hoje mandando a campo uma equipe sem um centro avante fixo. Simplesmente barrou Álvaro Morata, que nem no banco ficou. O trio utilizado no ataque foi Willian, Pedro e Hazard, com o belga encarregado de ser o chamado "falso 9". Isso causou estranheza em muita gente, afinal, o Chelsea nunca foi bem utilizando esse recurso, mas ao final do jogo tivemos que tirar o chapéu para o treinador italiano.

Entretanto, o jogo não começou muito promissor para os Blues, que mal viam a cor da bola. Os Citzens pressionavam no campo de ataque, fazendo a bola rodar de lado pro outro, buscando sempre achar a melhor forma de entrar na área e finalizar. Até o Chelsea entender como funcionava as investidas do City ainda demorou um pouco, e por um triz não levamos gol em uma das blitz que os visitantes colocaram. Kepa Arrizabalaga, César Azpilicueta e Antonio Rüdiger em sequência salvaram o Chelsea de sofrer o gol.

O time de Londres ficou quase o primeiro tempo inteiro sem finalizar a gol. Era muito difícil passar pela marcação alta do City, que não deixava espaço para os Blues respirarem e ver o que fazer com a bola. Quase sempre a bola era recuperada em questão de segundos pelo time de Manchester. Mas isso mudou nos instantes finais da primeira etapa.




Kanté vem evoluindo em sua nova função

David Luiz, que fazia um bom primeiro tempo lá na defesa, de vez em quando se aventurava em ir no ataque. O brasileiro fez grande lançamento na frente para Willian, que tentou o cruzamento e a zaga do Manchester City afastou errado, a bola sobrou para Marcos Alonso dominar e entregar para Eden Hazard na esquerda e o belga rolou na entrada da área para a chegada de N'Golo Kanté, como elemento surpresa, emcher o pé no alto e abrir o placar! Um belo gol que abalava as estruturas da equipe de Guardiola e trazia o Chelsea para o jogo.

Isto porque quando o segundo tempo começou diferente. Agora era o Chelsea quem atacava mais. A equipe do City parecia ter sentido o gol e nem o intervalo os fez se recompor no jogo. Os Blues trocavam muitos passes e ainda ganhavam faltas sob um City desequilibrado. Willian teve duas boas chances, mas o goleiro Ederson evitou que o placar fosse alterado.

Vendo a mudança de comportamento de sua equipe, Pep Guardiola quis colocar um centro avante no jogo. Aliás, assim como Sarri, Guardiola também estava usando um esquema com falso 9, este sendo Sterling. O treinador do time do Norte decidiu tirar Leroy Sané para colocar o brasileiro Gabriel Jesus, porém o jovem pouco rendeu, como tem sido comum na temporada. 



Partida sensacional de David Luiz 

O tempo ia passando e o Chelsea ia resistindo à pressão adversária. Uma partida monstruosa de David Luiz, tirando tudo o que via em sua direção e mais além. Fazia tempos que o brasileiro não tinha uma atuação desse nível. Sarri fez suas alterações e graças a uma delas, o Chelsea conseguiu aumentar o placar. Ross Barkley tinha entrado há pouco e resolveu chutar de forma despretensiosa, conseguindo um escanteio, que foi cobrado na cabeça de David Luiz e parou no fundo das redes. Um gol para coroar uma partida mais do que sólida do zagueiro brasileiro, sempre criticado.

Com 2-0 no placar, já era mais do que certo que a vitória estava encaminhada, mas ainda assim o goleiro Kepa foi exigido para garantir. Outra ótima partida do arqueiro espanhol, que no final ainda deu um pequeno deslize, mas consertou com outra grande defesa.


Um grande jogo do Chelsea, onde o empenho tático e a determinação para vencer foram fundamentais para bater uma das equipes mais fortes do mundo. Apesar dos resultados ruins que aconteceram recentemente, devemos confiar que é tudo parte do processo para o Chelsea se tornar também uma das melhores equipes do planeta.

Final de jogo e uma importantíssima vitória do Chelsea, que ainda mantém os Blues no páreo pela briga do título, apesar da distância ser de 7 pontos para o agora líder Liverpool, graças a derrota do próprio Manchester City. O próximo compromisso do Chelsea será na quinta-feira diante do MOL Vidi, na Hungria, pela última rodada da fase de grupos da UEFA Europa League. 




O primeiro gol de David Luiz na temporada

FICHA TÉCNICA 

Local do Jogo: Stamford Bridge (Londres, Inglaterra)
Data: 08/12/2018
Placar: Chelsea 2 x 0 Manchester City - Premier League (Rodada 16)
Gols: Kanté, 45' e David Luiz, 78'
Arbitragem: Michael Oliver (Árbitro); Stuart Burt e Simon Bennett (Assistentes); Andre Marriner (Quarto Árbitro)
Cartões: Jorginho e Pedro (Amarelo)
Chelsea: Kepa; Azpilicueta, Rüdiger, David Luiz, Alonso; Jorginho, Kanté, Kovacić (Barkley, 65'); Willian (Loftus-Cheek, 75'), Pedro e Hazard (Giroud, 90').
Manchester City: Ederson; Walker, Stones, Laporte, Delph; Fernandinho, David Silva (Gundogan, 68'), Mahrez (Foden, 84'), Sané (Gabriel Jesus, 53'), Bernardo Silva; Sterling.


Arthur Cavalcanti

Arthur Cavalcanti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Chelsea. Tecnologia do Blogger.