Bem-Vindos!

Últimas Notícias
recent

De olho na Base: Como foi o mês de Agosto


A temporada 2018/2019 começou no mês de Agosto e as categorias de base do Chelsea estão um pouco diferentes nessa nova jornada. Muitos garotos subiram de categoria e outros foram emprestados mundo afora. Vamos dar uma olhada em como está uma das melhores bases do mundo.

SUB-18

No sub-18, muitos jovens daquele time avassalador do ano passado e retrasado completam 19 anos nessa temporada e por isso não são elegíveis para jogar nesta categoria, então subiram para o sub-23. Isso permitiu que muitos novos jogadores fossem introduzidos na equipe de Andy Myers, técnico que substitui Jody Morris, que se juntou a Frank Lampard no comando do Derby County. Na temporada passada, vários desses novos jogadores foram sendo introduzidos aos poucos como parte do planejamento de transição do time.

Além disso, novos jogadores foram contratados pelo Chelsea para atuar nas categorias de base. Ano passado vimos bem as introduções de Billy Gilmour (Rangers) e Ethan Ampadu (Exeter City), este último teve ascensão inesperada e chegou a atuar no time principal em algumas ocasiões. Os dois ainda estão elegíveis para o sub-18, mas pela qualidade técnica, é muito difícil atuarem nesta categoria. Nesta temporada, o atacante Tierno Ballo (Viktoria Koln), o zagueiro Sam McClelland (Coleraine), o zagueiro Pierre Ekwa Elimby (Nantes) e o lateral Ian Maatsen (PSV) foram os reforços, todos eles grandes promessas desses times em que estavam antes de juntar ao Chelsea. Tantos reforços foram necessários por causa dos que subiram de categoria.


Chelsea é o atual bicampeão da Premier League sub-18

Até aqui na nova temporada, o time de Andy Myers tem oscilado nas atuações. Quem estava acostumado a ver atropelos nos adversários nos últimos anos pode estranhar um pouco. Os jovens Blues estão em 6º lugar com 7 pontos, a 5 do líder Tottenham. Foram 4 partidas até aqui, vencendo o Southampton na estreia por 3-1, depois um empate com o Leicester em 1-1, uma derrota para o Tottenham por 2-0 e uma vitória contra o Arsenal por 3-1 no último final de semana. O calendário da FA Youth Cup e da U18 Premier League Cup ainda não foram divulgados, são as copas dessa categoria.

Na UEFA Youth League, os times jogam com sub-19 e mesmo com o Chelsea não tendo se classificado para a UEFA Champions League, a equipe pode entrar no torneio através de um caminho alternativo para equipes que não se classificaram no futebol profissional.  Complicado de entender? Imagine que a UYL é um espelho dos grupos da UCL, porém há um novo regulamento em que equipes que ficaram de fora da UCL podem jogar a UYL através de um outro torneio dividido em fase de play-offs, e os vencedores enfrentam os segundos colocados da fase de grupos da UYL para então enfrentarem os primeiros colocados nas Oitavas de Final. Esse caminho alternativo foi criado pois era comum uma equipe vencer a UYL e não estar na edição seguinte porque a equipe principal não havia se classificado para a UCL, como já aconteceu com o Chelsea em 2016.



Nessa fase alternativa da UEFA Youth League, o Chelsea irá enfrentar o Molde da Noruega, com ida e volta, e quem passar enfrentará Elfsborg da Suécia ou KR da Islândia, para aí então enfrentar algum dos segundos colocados da fase de grupos da UYL. Portanto, como são equipes sub-19, aqueles que subiram de categoria nessa temporada estão elegíveis para jogar.

SUB-23


Callum Hudson-Odoi em ação contra o Derby County na PL2

Essa categoria é a mais próxima do profissional, embora seja muito difícil do Chelsea aproveitar os jogadores com frequência. No time de desenvolvimento, ou sub-23, houve um processo semelhante ao do sub-18 na temporada passada. Como muitos do sub-18 iriam subir nesta temporada, eles foram sendo introduzidos no sub-23 aos poucos. Era muito comum ver um time do Chelsea com média de idade de 18 anos enfrentando times de 21 ou 22 anos na Premier League 2, o campeonato da categoria.

Esse fato fez com que o Chelsea muitas vezes encontrasse dificuldades contra essas equipes mais encorpadas e com mais rodagem de jogadores que estiveram em empréstimos. Como alternativa, em algumas oportunidades o clube utiliza alguns jogadores do time principal que precisam de ritmo de jogo, isso é permitido pelas regras da FA e os outros times também usam, mas não com tanta frequência.

Muitos jogadores foram emprestados também, como Dujon Sterling, Reece James, Fikayo Tomori, Trevoh Chalobah, Jacob Maddox, entre outros. Então com essas ausências, os que subiram vieram para reposição. Billy Gilmour, Ethan Ampadu, Marcin Bulka, Callum Hudson-Odoi, Juan Castillo, Luke McCormick, George McEachran e vários outros serão bastante utilizados neste ano. Hudson-Odoi e Ampadu estão integrados ao time principal do Chelsea também, mas como a concorrência está complicada para eles, nem sempre eles irão jogar por lá, então acabarão participando de jogos no time de desenvolvimento.

Assim como o sub-18, até agora na temporada o time de desenvolvimento já jogou 4 partidas e tem 7 pontos na Premier League 2. A estreia foi um empate em 1-1 com o Everton, uma das bases mais fortes da Inglaterra, em seguida uma boa vitória por 3-0 fora de casa contra o Blackburn, depois uma derrota em casa pra o Derby County por 1-0 e no último final de semana uma vitória por 1-0 sobre o Swansea no País de Gales. Alguns jogadores do time principal atuaram nessas partidas, como Charly Musonda e Tammy Abraham, porém os dois já saíram para empréstimo.


Na EFL Trophy a juventude encara a experiência

Existe um torneio para equipes de divisões inferiores da Inglaterra chamado EFL Trophy ou Checkatrade Trophy, como se fosse uma terceira copa no calendário do futebol inglês, e desde 2016 as equipes de divisões maiores são permitidas a participar, mas com equipes sub-21. Na prática é a mesma coisa do sub-23 e há permissão em utilizar alguns jogadores de idade superior. Equipes de divisões inferiores utilizam times principais e equipes de divisões superiores utilizam equipes sub-21 para balancear, essa é a ideia. Na temporada retrasada o Chelsea caiu na fase de grupos e na temporada passada chegou até a semifinal, quando perdeu nos pênaltis para o Lincoln City. As participações das equipes sub-21 nesse torneio se devem a não haver copas para essa categoria.

Nessa temporada, o Chelsea ficou no Grupo C do Sul com Swindon Town, Newport County e Plymouth Argile. Na estreia, os Blues golearam o Swindon fora de casa por 4-0. É sempre um jogo por mês, então o próximo é só em Setembro, no dia 25 contra o Newport e o encerramento é no dia 30/10 contra o Plymouth. Passam os 2 primeiros de cada grupo do Norte e do Sul.
Arthur Cavalcanti

Arthur Cavalcanti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Chelsea. Tecnologia do Blogger.