Bem-Vindos!

Últimas Notícias
recent

Especial: Retrospectiva 2014 do Chelsea



Bom, 2014 está indo embora e um novo ano irá começar, então decidimos fazer a nossa retrospectiva com os principais fatos que aconteceram no ano de 2014 envolvendo o Chelsea. Embora seja estranho pegar fatos da metade da temporada anterior e fatos do início desta nova temporada, será bom recordar alguns desses momentos.

JANEIRO:

No primeiro dia de 2014 já tinha jogo pra disputar e o Chelsea venceu o Southampton fora de casa por 3 a 0. Em seguida foi a vez de com um time misto enfrentar o Derby County pela FA Cup e vencê-los com tranquilidade por 2 a 0. Pouco mais a frente veio o primeiro grande desafio do ano: O Manchester United.



Como o Manchester United andava mal das pernas na temporada anterior, o Chelsea fez uma ótima partida contra os Red Devils em Stamford Bridge e Samuel Eto'o brilhou marcando 3 vezes na vitória por 3 a 1. O gol do United foi marcado pelo Chicharito, que antes era uma espécie de algoz para os Blues.

FEVEREIRO:

Na primeira partida de Fevereiro, outro time de Manchester pela frente. Dessa vez o City, que era um dos nossos concorrentes naquela temporada e faziam uma disputa muito acirrada junto com o Liverpool contra nós. Porém fomos até o Etihad Stadium e fizemos uma partida impecável no sistema defensivo e com gol de Ivanovic vencemos por 1 a 0. Após o City, vencemos o Newcastle por 3 a 0 com show de Hazard e novamente voltamos a enfrentar os azuis de Manchester, mas dessa vez pela FA Cup e perdemos por 2 a 0 no Etihad, Foi a primeira derrota do ano.

 

Fevereiro ainda marcou a primeira partida da fase de Oitavas de Final da UEFA Champions League 2013/2014. O Chelsea foi sorteado para enfrentar o Galatasaray e a primeira partida aconteceu no dia 26 na Turquia. Era o reencontro de Drogba, que naquela época jogava pelo time turco, com o Chelsea. O jogo de ida terminou em 1 a 1 e destaque para as provocações dos turcos que zoavam os ingleses porque tinham o Drogba, lenda do Chelsea, no time deles.



MARÇO:

O terceiro mês do ano foi marcado por grandes triunfos do Chelsea contra os rivais londrinos Fulham, Tottenham e principalmente o Arsenal. O primeiro foi o derby do bairro, Fulham x Chelsea e os blues venceram com facilidade por 3 a 1 no Craven Cottage. Depois foi a vez do Tottenham. Os Blues bateram os Spurs sem dó nem piedade por 4 a 0 em Stamford Bridge. Esse foi o jogo da comemoração esquisita de Samuel Eto'o, em que ele encenou um idoso devido as falas de Mourinho, dizendo que Eto'o aparentava ter mais idade do que dizia.


Depois da goleada no Tottenham, o Chelsea perdeu pro Aston Villa e na sequência veio o jogo de volta das Oitavas de Final da UCL contra o Galatasaray. Drogba voltava a pisar no gramado de Stamford Bridge e é claro que a torcida fez as merecidas homenagens à lenda. O Chelsea venceu por 2 a 0 e se classificou.


Em seguida, talvez o principal momento do mês: UM MASSACRE HISTÓRICO DO CHELSEA PRA CIMA DO ARSENAL. Os Blues tinham o desfalque de Lampard, então Mourinho improvisou David Luiz como volante. Isso funcionou bastante contra o Arsenal que era um time que se abria muito. Logo cedo o Chelsea já começava o show, Eto'o abriu o placar e dois minutos depois Schürrle fez o segundo. Pouco depois Gibbs foi expulso no lado dos Gunners e Hazard fez o terceiro gol cobrando pênalti. Ainda no primeiro tempo Oscar fez o quarto gol. Ninguém acreditava no que estava acontecendo e os Blues festejavam como loucos e ainda iriam festejar muito mais. Oscar fez o quinto gol após rebote e um pouco depois Matic deu uma assistência maravilhosa para Salah fechar o caixão.

 

ABRIL:

Abril foi um mês de altos e baixos e a temporada 2013/2014 já estava em seu andamento final. O mês começou com a partida de ida das Quartas de Final da Champions, com o Chelsea indo visitar o Paris Saint-Germain em Paris e o time da casa venceu pelo placar de 3 a 1, difícil de reverter em Londres, mas não impossível. Então no meio das duas partidas com o PSG, o Chelsea teve o Stoke pela frente e venceu tranquilo em casa por 3 a 0. Até que na semana seguinte veio a partida de volta contra os franceses e os corações dos torcedores das duas equipes batiam desesperadamente. 

A todo o tempo o Chelsea atacava e o PSG se defendia e jogava pelos contra ataques. o primeiro tempo ia passando e os torcedores iam ficando aflitos, ainda mais quando a estrela do time Eden Hazard saiu machucado e Schürrle entrou em seu lugar. Mas o alemão deu conta. Acertando uma pancada de fora da área ele abriu o placar e renovou as esperanças dos Blues. No segundo tempo, só via o jogo quem tinha coração forte e após uma intensa luta pelo gol da classificação, José Mourinho colocou Demba Ba no jogo e aos 42 minutos do segundo tempo um cruzamento da esquerda pra área e lá estava o atacante senegalês se esticando pra desviar pro fundo das redes. Todo mundo comemorando como uns loucos. Classificação heroica!


Depois o Chelsea venceu o Swansea no País de Gales e perdeu pro Sunderland em Stamford Bridge, derrota esta, que atrapalhou e muito as pretensões de título da Premier League dos Blues. Então veio o primeiro confronto das Semifinais da UEFA Champions League contra o Atlético de Madrid, um jogo em que o Chelsea jogou para se defender e ainda teve Cech lesionado com Schwarzer entrando na partida e salvando em algumas oportunidades. A partida terminou em 0 a 0.

Então finalmente veio o jogo que poderia dar um rumo final na corrida pelo título da Premier League: Liverpool x Chelsea. Como os Blues já estavam com pouquíssimas chances de serem coroados campeões, Mourinho mandou um time misto a campo e mesmo assim venceram os Reds com direito a um escorregão épico de Steven Gerrard diante de Demba Ba, que saiu em direção ao gol e abriu o placar. Willian fechou o marcador fazendo 2 a 0. A derrota para o Chelsea complicou e muito a vida do Liverpool na briga contra o Manchester City pelo título.


Então o jogo final do mês era a partida decisiva contra o Atlético de Madrid na semifinal da Champions e até tivemos esperanças quando Fernando Torres abriu o placar, porém Adrián empatou ainda no primeiro tempo e qualquer empate dava a vaga na Final para a equipe de Madrid. Como se não bastasse o sofrimento, um pênalti duvidoso foi marcado e Diego Costa virou a partida para o Atlético e Arda Turán ampliou mais tarde, selando a classificação para o Atlético e a eliminação dos Blues.


MAIO: 

Em maio já era o final da temporada e o Chelsea já estava praticamente fora da briga pelo título. Se complicou ainda mais quando empatou com o Norwich em Stamford Bridge em 0 a 0. No último jogo da temporada, os Blues foram até o País de Gales enfrentar o já rebaixado Cardiff e o Chelsea venceu por 2 a 1 de virada, com Torres marcando seu último gol pela equipe londrina.



JUNHO:

Junho foi o mês da Copa do Mundo realizada no Brasil e o Chelsea tinha 16 atletas disputando o maior torneio de seleções do planeta. Destaques para o até então quarteto brazuca com Ramires, Willian, Oscar e David Luiz (este foi vendido ao PSG durante a competição). E destaque também para o alemão Schürrle, que mais tarde já em Julho foi campeão e foi decisivo em alguns jogos, inclusive marcou duas vezes na goleada histórica da Alemanha contra o Brasil por 7 a 1.


JULHO:

A Copa do Mundo terminou no começo do mês com a Alemanha campeã e Julho foi mês das negociações e transferências, além dos jogos de pré-temporada. Foi um período de mudanças nos Blues, que se desfez de alguns jogadores até então figuras carimbadas do elenco, inclusive medalhões como Ashley Cole e Lampard. 

Então o Chelsea também repôs a altura. Trouxe o excelente e jovem goleiro Courtois que estava emprestado ao Atlético de Madrid. O Chelsea também trouxe outros dois jogadores do Atlético de Madrid em altos valores, foram eles Filipe Luís e Diego Costa. Com Costa, agora os blues resolviam o problema de não ter um atacante matador. Precisando de mais um atacante, o Chelsea repatriou a lenda do clube, Didier Drogba que havia encerrado contrato com o Galatasaray. Ainda fez uma contratação inicialmente contestada por muitos torcedores, que foi Cesc Fàbregas, que teve passagem longa pelo rival Arsenal e estava no Barcelona

 


Saíram do Chelsea: David Luiz (PSG), Ashley Cole (Roma), Oriol Romeu (Stuttgart), Marco Van Ginkel (Milan), Lampard (New York City), Romelu Lukaku (Everton), Victor Moses (Stoke), Fernando Torres (Milan), Demba Ba (Besiktas) e Samuel Eto'o (Fim de Contrato).

Chegaram ao Chelsea: Thibaut Courtois (Atlético de Madrid), Kurt Zouma (Saint-Etiènne), Filipe Luís (Atlético de Madrid), Cesc Fàbregas (Barcelona), Loïc Rémy (Queens Park Rangers), Diego Costa (Atlético de Madrid), Didier Drogba (Sem clube).

Na pré-temporada alguns dos reforços já mostravam para o que vieram. Filipe Luís estreou no empate  em 1 a 1 contra o Wolfsberger na Áustria e foi bem. Diego Costa e Fàbregas estrearam contra o Olimpija Ljubljana na Eslovênia e  a dupla já se mostrava entrosada, afinal os dois são companheiros de seleção espanhola. Fàbregas deu a assistência para o primeiro gol de Diego Costa com a camisa dos Blues, mas ainda não era jogo oficial. Diego Costa terminou a pré-temporada com 3 gols e duas assistências em 5 jogos, enquanto Fàbregas ficou com 2 gols e 1 assistência.

AGOSTO:

Este foi o mês do início da temporada 2014/2015. jogadores já tinha saído do clube e outros reforços chegaram e a estreia na Premier League foi contra o Burnley. Uma vitória fácil por 3 a 1 com um gol de Diego Costa e uma assistência de Fàbregas. Depois vencemos o Leicester por 2 a 0 com a dupla brilhando de novo. 

Depois veio uma partida incomum. O Chelsea foi visitar o Everton no Goodison Park, abriu 2-0 e eles conseguiram diminuir ainda no primeiro tempo, reagiram no segundo e virou um incrível jogo de lá e cá, Com direito a gol de Samuel Eto'o, que havia assinado com o Everton poucos dias antes. Diego Costa marcou duas vezes na partida que teve 5 gols em um espaço de 10 minutos. Final de jogo foi Everton 3 x 6 Chelsea.



SETEMBRO:

Setembro foi o mês que começou bem, com uma atuação fantástica de Diego Costa fazendo 3 gols na vitória contra o Swansea por 4 a 2. Depois um momento infeliz para o Chelsea e seus torcedores. Como a equipe dos Blues não renovou e Frank Lampard assinou com o New York City e posteriormente foi emprestado ao Manchester City, o Chelsea foi enfrentar o City no Etihad e tinha a vitória nas mãos, até que ele, Frank Lampard fez o gol de empate causando tristeza dos torcedores Blues e dele mesmo que depois disse que jamais imaginou que isso um dia aconteceria. Ao final do jogo ele foi aplaudir a torcida do Chelsea presente no Etihad que gritava incessantemente o seu nome.

 

Setembro ainda foi o mês da estreia na UEFA Champions League edição 2014/2015. O Chelsea caiu no Grupo G com Schalke 04, Sporting e Maribor. Teoricamente um grupo fácil. Mas na estreia, um susto. Em casa um empate em 1 a 1 com o Schalke. Na sequência veio a estreia na Capital One Cup e a vitória sobre o Bolton, uma vitória fácil contra o Aston Villa e o jogo da segunda rodada da Champions, contra o Sporting em Portugal vencida pelo Chelsea por 1 a 0 com gol de Matic.


OUTUBRO:

Outubro foi o mês de alguns jogos grandes e outros nem tanto. Primeiro tivemos o Derby contra o Arsenal, era o reencontro de Fàbregas com o ex-time, e Fàbregas deixou um belo presente para os Gunners... uma assistência primorosa para Diego Costa fazer um gol de cobertura e o Chelsea vencer por 2 a 0. Nesse jogo ainda teve uma briga entre os treinadores José Mourinho e Arsène Wenger.


Depois tivemos vitórias contra Crystal Palace por 2 a 1 pela Premier League e Maribor por 6 a 0 pela Champions. Em seguida veio o confronto contra o Manchester United em Old Trafford e Didier Drogba abriu o placar no segundo tempo e quando tudo parecia ganho, Van Persie empatou nos acréscimos. A última partida de outubro foi contra o Shrewsbury na Capital One Cup e vencemos por 2 a 1.

NOVEMBRO:

Em Novembro tivemos um mês tranquilo, foram 4 vitórias e 2 empates. Destaques para os confrontos contra o Liverpool em que vencemos de virada por 2 a 1 em Anfield e pelo massacre de 5 a 0 contra o Schalke 04 na UEFA Champions League em plena Veltins-Arena.



DEZEMBRO:

O último mês de 2014 começou com os Blues batendo o Tottenham novamente, mas dessa vez por 3 a 0. O Chelsea ia voando na temporada, emplacou uma sequência de 23 jogos oficiais sem perder, porém no 24° fomos enfrentar o Newcastle no St. James Park, o time sentiu a falta de Matic no meio campo, pois ele estava cumprindo suspensão e o time perdeu para os donos da casa por 2 a 1. Mas perder a sequência de invencibilidade não abalou o time e depois encaixamos 5 vitórias seguidas. No último jogo do ano, acontecendo no dia 28, empatamos com o Southampton em 1 a 1.


Essa foi a nossa Retrospectiva do ano de 2014 do Chelsea. E que 2015 seja de muitos títulos para os Blues!

Arthur Cavalcanti

Arthur Cavalcanti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Chelsea. Tecnologia do Blogger.