Bem-Vindos!

Últimas Notícias
recent

Joe Cole: Devoção ao futebol e talento nato


Nesta semana, uma das lendas da década passada do Chelsea, Joe Cole, decidiu se aposentar dos gramados aos 37 anos. Então, nada mais justo do que uma homenagem e mostrar um pouco do que foi este grande jogador. Joe Cole pretende seguir no futebol em alguma outra função.

Revelado pelo West Ham em 1998, Joe Cole passou por 4 anos nos Hammers, chegando até a ser capitão, e desde cedo mostrava-se diferenciado pela sua capacidade de sempre aparecer na hora certa para finalizar e marcar o gol, mesmo sendo um meia/ponta. Característica essa que chamou a atenção de outro clube de Londres, o Chelsea, em 2003, por £6,6 milhões.

E lá se foram 7 bons anos do habilidoso meia em Stamford Bridge, e como foi bom... Outra grande característica de Cole era sua explosão, o que era extremamente útil para jogadas individuais. Além disso, o meia bate muito bem na bola, por isso é sempre comum vermos lances de Joe Cole fazendo golaços, seja por um chutaço ou por uma jogada de drible que resultava em gol.



Além dos golaços, o espírito de devoção ao futebol era o que fazia Cole ser muito adorado pelos fãs. Ainda na época de West Ham, o jogador chegou a pedir ao treinador Harry Redknapp para não participar de coletivas para seguir com os treinamentos. Por isso sempre se doava em campo.

No Chelsea, Joe Cole chegou em época de transformação por causa da compra do clube por Roman Abramovich e ajudou bastante a equipe a ganhar duas Premier League seguidas (2004/2005 e 2005/2006), além de uma FA Cup (2006/2007), duas Copas da Liga (2004/2005 e 2006/2007) e uma Community Shield (2005) na época de José Mourinho como treinador. Esse foi o auge da carreira do meia, que ainda participou da Copa do Mundo de 2006 junto com estrelas como David Beckham, Frank Lampard e Steven Gerrard no meio, onde marcou talvez o maior golaço de sua carreira, diante da Suécia, chutando uma bola com um efeito absurdo que morreu no ângulo. Outro gol memorável de Joe Cole foi no jogo que sacramentou o bicampeonato do Chelsea em 2006/2007 na Premier League, 3-0 diante do Manchester United e passando por três defensores antes de bater no ângulo.

Confira o golaço de Joe Cole contra a Suécia:



Sobre os golaços na carreira, Cole comentou: "Como um fã, eu adorava do fundo do coração, jogadores habilidosos e isso é o que me inspirou. Eu lembro que era especial pra mim estar na torcida vendo jogadores fazendo gols bonitos e eu tentava repetir depois. Eu esperava um dia poder fazer isso para os torcedores que me vissem jogar ao longo dos anos".

Coincidentemente, quando Mourinho deixou o Chelsea em 2007, foi quando Joe Cole começou a sofrer com lesões, que cada vez mais iam o deixando de fora de campo. Em 2008/2009 fez apenas 20 jogos na temporada, mas ainda assim conquistou mais uma FA Cup. Sua última temporada no Chelsea foi a 2009/2010 e foi uma temporada recheada de títulos, a começar com a Community Shield, e depois com a FA Cup e a Premier League.

Joe Cole não renovou com os Blues e após um tempo parado, foi contratado pelo Liverpool, onde ficou por 4 temporadas. Em uma dessas temporadas, a 2011-2012, o meia foi emprestado ao Lille da França, time que tinha Eden Hazard no elenco. Joe Cole aproveitou para convencer Hazard a se transferir ao Chelsea, na época o belga tinha algumas propostas e ouviu o conselho de seu companheiro. "Eu falei com ele antes de ir ao Chelsea. Todos os dias, sério, ele me dizia que era o melhor clube para mim. Ele disse que o Chelsea é um grande clube que pode ganhar troféus a cada ano. Por esta razão eu assinei, obrigado Joe Cole!" - disse Eden Hazard.



Após o Lille, o jogador voltou ao Liverpool e posteriormente retornou ao West Ham, onde fez uma boa temporada por estar em uma de suas casas, mas ainda assim as lesões o perseguiam. Em 2014/2015, Joe Cole assinou com o Aston Villa e de novo as lesões começaram a afastá-lo dos gramados, fazendo apenas 16 jogos e 1 gol. Então, Cole tentou coisas novas e migrou para a terceira divisão do futebol inglês, indo para o Coventry City, e em seguida rumou para a segunda divisão dos Estados Unidos, indo jogar no Tampa Bay Rowdies, onde jogou por 3 anos e enfim, encerrou a carreira.

Uma carreira vitoriosa de Joe Cole, que fez ao todo 716 partidas e 104 gols, sendo 56 jogos pela seleção e 10 gols, e 281 jogos e 40 gols pelo Chelsea. Os números podem não ser tão expressivos, porém a maioria desses gols vieram em momentos importantíssimos e jamais serão esquecidos. Como disse Eden Hazard: Obrigado Joe Cole!

Confira os gols de Joe Cole pelo Chelsea: 


Arthur Cavalcanti

Arthur Cavalcanti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Chelsea. Tecnologia do Blogger.